OBSCENIDADES
PARA DONAS DE CASA
Exposição
de Amélia
Brandelli e
Cláudia
Barbisan
Curadoria
de Lilian
Maus
A
mostra Obscenidades
para donas de casa,
que ocorre de 26 de abril a 30 de maio de 2014, no Atelier
Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo), integra o projeto
Atelier
como espaço de conversa,
contemplado pelo Prêmio Mulheres nas Artes Visuais, da Funarte em
parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas
para as Mulheres. A proposta curatorial parte do desafio lançado às
artistas de refletir sobre o erotismo que atravessa e irrompe o
desejo de produzir arte, a partir do olhar sobre objetos que
remetessem ao seu universo feminino particular.
O
título da exposição é uma livre adaptação do conto Obscenidades
para uma dona de casa,
de Ignácio de Loyola Brandão, em que a rotina de uma dona de casa é
quebrada pela chegada de cartas eróticas de um admirador secreto. Ao
final da história, essas cartas revelam-se objetos de um jogo criado
por ela própria. Às vezes, é algo estrangeiro e inédito que
desperta nosso desejo, outras, são aqueles objetos mais próximos,
guardados em lugares da memória para o qual somos arremessados
quando menos esperamos. O processo artístico não deixa de ser
também um jogo com Eros, que na mitologia grega é um deus com a
força de unir, juntar os diferentes, representado também pelo
cupido.
Na
mostra, o jogo afetivo é o alvo: tanto no recorte das obras, como ao
propor um diálogo bem-humorado entre duas artistas que tem um forte
elo de amizade. Amélia resgata um objeto da memória que lhe é
caro: o tetrápode – ou seria uma mulher de pernas abertas? A
imagem lhe remete à infância nos molhes da praia do Cassino, em Rio
Grande. Esse objeto de desejo/desenho está materializado nas obras.
Cláudia, por sua vez, cria um jogo pictórico no entorno doméstico,
dessacralizando os espaços de representação da pintura e do corpo
nu. Suas pinceladas engolem com apetite voraz as superfícies de
panos de prato, cartas eróticas ou livros de história da arte, num
jogo de
prazer que funde e transfigura imagens.
Lilian
Maus
– Porto Alegre, 26 de abril de 2014.
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