quinta-feira, 10 de março de 2016

Métodos, de Francis Ponge

"As opiniões mais bem fundadas, os sistemas filosóficos mais harmoniosos sempre me pareceram absolutamente frágeis... um sentimento penoso de inconsistência. Não me sinto nem um pouco seguro no que dizer numa discussão. As opiniões contrárias me parecem quase sempre igualmente válidas; digamos, para sem mais exatos: nem menos nem mais válidas. (...) Empregamos o tom de convicção (e mesmo de sinceridade), me parece, tanto pra nos convencermos a nós mesmo quanto para convencer o interlocutor, e ainda, para substituir a convicção. De alguma forma, pra substituir a verdade ausente das proposições emitidas. Eis o que sinto, no fundo. (...) Não consigo entender como alguns conseguem se gabar delas. Para mim, é insuportável querer impô-las."

Nenhum comentário: